Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vela VK - Testes de performance 1

Iniciamos nesta postagem uma série de testes "benchmark" da Vela VK. Este modelo de vela asa bilaminar flexível, foi desenvolvida para ter performance com baixo custo, viabilizando desta maneira o desenvolvimento da vela popular (Vela Pop) no Brasil.

No momento, 4 (quatro) pequenos veleiros utilizam Velas VK: 2 caiaques turismo adaptados a vela ( Romanok e Veleirok); 1 caiaque modelo biposto (duplo) da Hidroglass Rio e o Catanoiak, projeto do Marcelo Maia.

A percepção é de satisfação com a performance que a Vela VK proporciona aos pequenos veleiros. Marcelo Maia, Nívea e Danilo Veleirok, que tem velejado com esta vela estão bastante satisfeitos, mas, ainda não tínhamos iniciado um processo de avaliação com dados e fatos de rendimento comparativo com outros modelos de velas tradicionais (unilaminares).

No sábado dia 27 de outubro de 2012, no decorrer da velejada, eu e o Marcelo Maia combinamos uma avaliação da performance em contravento entre 2 caiaques duplos da Hidroglass Rio, que tinha  como principal diferenciação as velas. o Marcelo Maia usando a Vela VK, e eu, que estou avaliando a aquisição de um caiaque deste modelo, com uma vela convencional unilaminar.

Conheçam a percepção do Marcelo Maia:
"Com relação à velejada de sábado, minha impressão foi a seguinte: Com os caiaques semelhantes, posicionados no contravento, com a vela VK eu consegui navegar em um ângulo menor em relação ao vento do que o mesmo modelo de caiaque com vela simples. Ainda há que fazer uma consideração a respeito da vela simples, pois o caiaque duplo que o Danilo velejava está com um mastro mais alto que o meu porém com uma retranca um pouco mais curta, ou seja, a vela tem um formato que teoricamente deveria dar mais potência, o que eu não observei em nenhuma trajetória da velejada. Também, observei que a aceleração produzida pela vela VK nas rajadas de vento é bem mais acentuada que a da vela simples. Resumindo, a impressão é que temos mais potência disponível mesmo em orça muito apertada."

As conclusões do Marcelo Maia coincidem com as minhas e além da orça mais fechada (ângulo menor em relação ao vento), chama a atenção, para a aceleração produzida pela vela VK nas rajadas de vento, uma característica que percebo a cada velejada. Foi muito interessante ver o perfeita forma da vela, conseguida pelo Marcelo Maia, ao utilizar um sistema que desenvolveu diferente do que uso para dar "shape" ao bordo de ataque da asa. Parabéns, Marcelo!

Este é apenas a primeiro teste, outros virão e pretendemos, que apoiados por equipamentos, tal qual GPS, compassos náuticos, filmes e outros recursos.

O caiaque do Marcelo Maia com a Vela VK

O caiaque em que velejei (esta imagem é da Travessia da Ilha Grande), no teste, sem buja
Sistema desenvolvido pelo Marcelo Maia para estruturar o bordo de ataque da asa da Vela VK

A Vela VK como motor do Catanoiak do Marcelo Maia

sábado, 27 de outubro de 2012

6 caiaques no Encontro Vela Pop na Lagoa de Maricá


6 caiaques no Encontro Vela Pop na Lagoa de Maricá em Divinéia. Com a presença de: Pinon e Sidnei, Mauro Pessanha, Genilson Hidroglass, Karla e Marcelo Maia, Nívea e Danilo.

Ventos fracos, com rajadas de 7 nós. Genilson ofereceu churrasco e uma sopa de siri. Espetacular!

A Nivea foi a primeira a ir para a água no caiaque modelo monoposto da Hidroglass Rio e adorou a experiência!

Eu experimentei o caiaque duplo da Hidroglass Rio. Gostei muito da performance, do conforto e de todos os aspectos no geral. muito bom Genilson!

Pinon apresentou o seu caiaque a vela. Novo membro da Flotilha de Vela Pop

O lindo caiaque do Mauro do Mauro Pessanha sendo inspecionado pelo Genilson Hidroglass, que forneceu componentes

Mauro Pessanha preparando para assumir o comando. O batismo foi uma virada neste lindo caiaque potente como uma Ferrari 
Karla e Marcelo Maia. Vela VK com shape e performance na orça sensacional!

Mais uma imagem do caiaque do Mauro Pessanha

Vista da Divinéia na Lagoa de Maricá







Link: o mesmo evento na percepção do Marcelo Maia.

sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Aprendendo a velejar na Lagoa Rodrigo de Freitas



Na velejada do sábado passado na Lagoa Rodrigo de Freitas, eu velejei muito pouco, pois estava apenas com 1 caiaque, e a preferência foi para a Nívea.

Mas, ela cansou e deixou o Veleirok para que eu navegasse. O vento estava muito fraco e vinha do quadrante Sudeste.

Saí do Parque dos Pedalinhos e fui em direção ao centro da Lagoa. Eu perdi numa velejada em Maricá, a biruta de indicação de direção de vento, devido a falha no velcro. Então, a substitui por uma lã pendurada na retranca. Esta biruta indicava rondadas constantes do fraco sudeste que soprava e me lembrei de uma postagem anterior aqui no blog, que explicava como é o comportamento do vento em águas abrigadas e com interferência do relevo.

Mesmo assim, decidi matar saudades do nosso antigo point o Parque dos Pedalinhos e fui até lá, mareando a vela conforme a biruta indicava as rondadas de vento, que eram constantes.

Foi uma velejada bastante técnica. O difícil é ficar observando a biruta ao invés de apreciar este lindo cartão postal do Rio de Janeiro.

Roteiro da velejada bastante técnica ... Ventos fracos exigem conhecimento técnico

segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Velejos na Lagoa Rodrigo de Freitas

Nívea e Celso em primeiro plano


Com a visita ilustre do gaúcho Celso Carnos Scaletsky e na companhia de Karla e Marcelo Maia, Nívea e Genilson Hidroglass, em Encontro de Vela Pop na Lagoa Rodrigo de Freitas

Os ventos não apareceram, mas dava para velejar, com muita técnica, pois os caiaques à vela precisam de pouco vento para navegar.

O cenário da Lagoa Rodrigo de Freitas, cartão postal do Rio de Janeiro, é bonito mesmo com o tempo nublado. E agora, descobrimos o Parque dos Pedalinhos, onde o bom estacionamento nos deixa com os carros próximos a praia gramada, onde montamos os veleiros e acessamos a água com muita facilidade.

Muitos transeuntes no local vieram conversar conosco, curiosos com os caiaques à vela e alguns já nos conheciam dos blogs e dos filmes.

Próximos eventos acontecerão na Rodrigo de Freitas!

Celso no caiaque modelo monoposto da Hidroglass, está providenciando com Genilson o transporte para Porto Alegre.
A intrépida Nívea no belo cenário da Lagoa Rodrigo de Freitas 


Danilo Veleirok embarcando para uma velejada até o Parque dos Patins, nosso antigo point na Lagoa
Karla e Marcelo Maia, prontos para embarcar no caiaque duplo


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Testando o Romanok em Maricá

Na companhia do Marcelo Maia, velejamos na Lagoa de Maricá, com objetivos de testes. O Marcelo Maia testou no seu caiaque duplo da Hidroglass Rio, as novas anexações das amas aos iakos.
Eu, testei o Romanok,  caiaque que está sendo customizado para a Nívea, em vários itens:  

  1. A configuração de iako (barra que anexa os flutuadores ao casco) as amas (flutuadores) utilizando apenas um iako;
  2. A anexação da bolina ao casco;
  3. O sistema de cana de leme;
  4. A vela VK de 2,2 m², produzida especialmente para a Nívea
Conclusão: o barco se comportou muito bem, a orça foi positiva, (consegui chegar a Divinéia, um ponto exatamente a barlavento). A velocidade foi lenta, mas carregar o meu peso com uma vela de 2,2 m², era a esperada. O conforto para a Nívea de entrar e sair do caiaque, sem necessitar saltar um iako é muito positivo e remar, se torna mais fácil ainda. 

A vela VK de 2,2 m² vai atender a Nívea, na fase de aprendizado, pois o barco fica mais dócil nos ventos fortes de Maricá. Não testei na prática o novo sistema de rizo da vela VK, mas não vai dar zebra. A vela apresentou um vinco indesejável, mas, foi solucionado por uma observação do Marcelo Maia, de folgar a esteira. Vai melhorar ainda mais, quando a retranca for cortada para o tamanho adequado a esta vela.    

O vento, medido no anemômetro, variava de 5 a 10 nós e as imagens foram obtidas por um celular, pois a minha Kodak resolveu informar que estava sem carga na bateria, após ter sido carrregada ...


Agora, é levar o Romanok na Hidroglass Rio, para a aplicação definitiva da ama com o novo sistema desenvolvido pelo Genilson.



















Romanok com a Vela VK apresentando o vinco indesejável 







Link: veja a versão desta velejada por Marcelo Maia
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...