Páginas

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Vela VK - Testes de performance 1

Iniciamos nesta postagem uma série de testes "benchmark" da Vela VK. Este modelo de vela asa bilaminar flexível, foi desenvolvida para ter performance com baixo custo, viabilizando desta maneira o desenvolvimento da vela popular (Vela Pop) no Brasil.

No momento, 4 (quatro) pequenos veleiros utilizam Velas VK: 2 caiaques turismo adaptados a vela ( Romanok e Veleirok); 1 caiaque modelo biposto (duplo) da Hidroglass Rio e o Catanoiak, projeto do Marcelo Maia.

A percepção é de satisfação com a performance que a Vela VK proporciona aos pequenos veleiros. Marcelo Maia, Nívea e Danilo Veleirok, que tem velejado com esta vela estão bastante satisfeitos, mas, ainda não tínhamos iniciado um processo de avaliação com dados e fatos de rendimento comparativo com outros modelos de velas tradicionais (unilaminares).

No sábado dia 27 de outubro de 2012, no decorrer da velejada, eu e o Marcelo Maia combinamos uma avaliação da performance em contravento entre 2 caiaques duplos da Hidroglass Rio, que tinha  como principal diferenciação as velas. o Marcelo Maia usando a Vela VK, e eu, que estou avaliando a aquisição de um caiaque deste modelo, com uma vela convencional unilaminar.

Conheçam a percepção do Marcelo Maia:
"Com relação à velejada de sábado, minha impressão foi a seguinte: Com os caiaques semelhantes, posicionados no contravento, com a vela VK eu consegui navegar em um ângulo menor em relação ao vento do que o mesmo modelo de caiaque com vela simples. Ainda há que fazer uma consideração a respeito da vela simples, pois o caiaque duplo que o Danilo velejava está com um mastro mais alto que o meu porém com uma retranca um pouco mais curta, ou seja, a vela tem um formato que teoricamente deveria dar mais potência, o que eu não observei em nenhuma trajetória da velejada. Também, observei que a aceleração produzida pela vela VK nas rajadas de vento é bem mais acentuada que a da vela simples. Resumindo, a impressão é que temos mais potência disponível mesmo em orça muito apertada."

As conclusões do Marcelo Maia coincidem com as minhas e além da orça mais fechada (ângulo menor em relação ao vento), chama a atenção, para a aceleração produzida pela vela VK nas rajadas de vento, uma característica que percebo a cada velejada. Foi muito interessante ver o perfeita forma da vela, conseguida pelo Marcelo Maia, ao utilizar um sistema que desenvolveu diferente do que uso para dar "shape" ao bordo de ataque da asa. Parabéns, Marcelo!

Este é apenas a primeiro teste, outros virão e pretendemos, que apoiados por equipamentos, tal qual GPS, compassos náuticos, filmes e outros recursos.

O caiaque do Marcelo Maia com a Vela VK

O caiaque em que velejei (esta imagem é da Travessia da Ilha Grande), no teste, sem buja
Sistema desenvolvido pelo Marcelo Maia para estruturar o bordo de ataque da asa da Vela VK

A Vela VK como motor do Catanoiak do Marcelo Maia

2 comentários:

  1. Oi Danilo, a VK do Marcelo, não tem o enchimento do perfil asa!
    Pra ser melhor avaliado, deveria usar o mesmo casco com o mesmo "peso" do "velejador"...
    Bons ventos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A diferença da VK do Marcelo para a que eu uso é apenas a estruturação do bordo de ataque. A diferença do ângulo de orça era muito notável. Quanto aos pesos, interferem na velocidade, o que de alguma maneira interfere na orça, mas não alteraria muito a diferença. Esta foi apenas a 1ª amostra. Nas próximas trocaremos os velejadores de embarcações, para apurar os resultados. Vai ser uma tarefa agradável!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...