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quinta-feira, 10 de maio de 2012

Bolinas e lemes passam a ter shapes NACA

Mais um caiaque, desta vez o Romanok foi adaptado a vela. Desta vez utilizando leme e bolina com "shapes" NACA, resultado de maiores conhecimentos de aerodinâmica, e que foi concretizado e produzido pelo Genilson da Hidroglass Rio.

Os caiaques à vela da Hidroglass Rio da linha 2013, também utilizam lemes e bolinas com shapes NACA.

Mas, afinal: O que é "shape" NACA?

Lemes e bolinas são aerofólios, bem como asas de avião e velas de veleiros. Aerofólios são movimentados em fluídos (água ou ar) e possuem formas, que foram desenvolvidas e otimizadas em algorítimos matemáticos pela NACA (atual NASA)

"NACA (National Advisory Committee for Aeronautics; em português Comitê Nacional para Aconselhamento sobre Aeronáutica), foi a agência espacial norte-americana antecessora da NASA.

História
A NACA foi criada pelo governo dos Estados Unidos em 1915. Após um início tímido, chegou à década de 1930 com quatro grandes laboratórios, 500 funcionários e sendo considerada uma referência na solução de todo tipo de problema relacionado ao vôo e à fabricação de aviões. Sua importância cresceu durante a Segunda Guerra Mundial, e em 1947 desenvolveu o X-1, o primeiro avião a quebrar a barreira do som.


Em outubro de 1957, a URSS pôs em órbita o Sputnik, o primeiro satélite artificial, e o governo norte-americano temeu ficar para trás na exploração espacial. Em julho de 1958, a NACA trocou oC de conselho pelo S de space e surgiu a NASA. A nova agência começou a funcionar em outubro do mesmo ano, com três laboratórios, 8 mil funcionários e um orçamento de 100 milhões dedólares, com a missão de colocar os EUA na liderança do que mais tarde ficaria conhecido como acorrida espacial."

Fonte
A descrição acima é do artigo NACA da Wikipédia, licenciado sob CC-BY-SA, lista completa de contribuidores aqui. As páginas de comunidade não estão associadas, tampouco endossadas por, qualquer pessoa associada ao tópico.


 Qual a importância para nós que navegamos?
  1. Mais leveza e dirigibilidade dos lemes;
  2. Mais orça (menor ângulo em contravento) proporcionados por bolinas, lemes e vela;
  3. Menor arrasto nos lemes e bolinas, proporcionando mais velocidade;
  4. Maior facilidade para cambar (mudar de bordo no contra vento).
Abaixo, típico estudo científico de aerofólios.




Bolina do Caiaque à Vela Triak

Aerofólio NACA 0012 produzido com compósito em carbono


Bolina do Romanok produzida pela Hidroglass Rio





Bolina dos novos caiaques da Hidroglass Rio


As Velas VK foram projetadas para terem "shape" NACA, mas, isto é um assunto que desenvolveremos em outro post.

Contatos com Danilo Veleirok

14 comentários:

  1. Perfeito Danilo, deu para entender bem a proposta, como sugestão eu diria para o pessoal fazer uma pesquisa no google com a palavra chave "leme com perfil naca", tem muita coisa sobre leme e bolinas com esses perfis. Para complementar, o leme com perfil NACA 12 tem um ângulo de stall grande, o que fáz com que a turbulência seja menor nas cambadas. Parabens de novo.

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    1. Júlio,
      Foi muito difícil para mim redigir este "post". Exercer a arte da comunicação neste assunto, necessitou de muita reflexão. O objetivo é que uma grande quantidade de brasileiros sigam esta sua sugestão.

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  2. Danilo, através deste site http://www.mh-aerotools.de/airfoils/javafoil.htm você tem acesso a um programa que gera e analisa o perfil de um aero/hidrofoil, clique em aplet à esquerda e vai abrir uma tela onde você escolhe os parâmetros do foil, clica em gerar e ele vai gerar o desenha e uma tabela de coordenadas para construir o foil, nas abas você pode escolher algumas funções, como a variação da velocidade em relação ao ângulo de ataque, e uma muito interessante que é a análise do fluxo (aba flow), ali você escolhe o ângulo de ataque e o tipo de análise que você quer (opções abaixo da imagem, basta clicar nas que você quer ver) e mandar analisar, o programa gera a imagem do fluxo ao longo do foil, tem muito mais funções, eu não vi tudo. O melhor é que o programa está em português.

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    1. Júlio,
      Esta sua dica facilitará muito a vida de quem quiser aprofundar o conhecimento sobre aerofólios. Todos agradecerão ao Júlio Enzo!

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    2. Não estou conseguindo acessar o referido site. Acho que deu problema na velha pecinha entre o teclado e a cadeira... Mas de qualquer forma vou continuar tentando.

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    3. Assucy, para que o programa funcione você tem que estar com o java instalado e atualizado, se não tiver instalado utilize este link http://www.java.com/pt_BR/download/

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  3. PERFEITO!!! ALIÁS SUA MARCA REGISTRADA!!! PARABÉNS PELAS MUDANÇAS, E PELO QUE ACREDITO AS INOVAÇÕES NÃO VÃO PARAR AÍ. CONTINUE APRIMORANDO O DESEMPENHO E INOVANDO, NÓS MEROS MORTAIS AGRADECEMOS O APRENDIZADO.
    ABRAÇÃO!!!

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  4. Sera que esse programa é utilizável pra fazer a amas? A minha esta um lixo, duas garrafas PET em linha...

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    1. Wa Mor,
      Os projetos náuticos seguem os mesmos princípios, com certeza é aplicado a amas. Mas, tem que atomizar o que foi projetado ... Nós, que gostamos de pequenos veleiros no Brasil, somos privilegiados, pois já temos bons fornecedores. O Flávio e o Caparroz fabricam uma excelente ama aí em São Paulo e o Genilson da Hidroglass Rio, também, as que eu uso. Desentesoura Wa Mor!!!

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    2. Na realidade Wa Mor, o programa se aplica a perfis tipo asa, para as amas seria necessário algo do tipo casco, eu já ví alguma coisa pela internet, se encontrar eu posto aqui, más o que o Danilo falou é verdade, você tem as opções do CD ou do Hidroglass.

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  5. Por que não se deve aplicar um ângulo muito grande na ação do leme?

    http://www.youtube.com/watch?v=gmSKGMSfOcs

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    1. Legal Danilo, é essa turbulência que provoca o estol, que no caso do leme se traduz como uma frenagem do barco, no programa na opção Flowfield dá para simular esse efeito variando o ângulo de ataque, na aba opções você pode mudar os parâmetros de densidade e viscosidade para a água, a densidade pode ser considerada 1 Kg/m³ e a viscosidade é aproximadamente 0,000001 m²/s.

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  6. Olá pessoal, o Flávio está terminando pos moldes para leme e bolina com o perfil NACA 12, devemos utiliza-los no CD01 que está quase pronto; pela minha experiência com aeromodelismo, acredito que ficará muito bom.

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  7. Gostaria de saber o que se passou após esses 10 manos seguintes (2022)?

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