Páginas

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Vela VK - Detalhes do "wingsail" flexível

Atendendo a várias solicitações, detalho aqui, com imagens, como a Vela VK, modelo Sem Costuras é configurada para ser uma "wingsail" flexível.

Atenção: Foi  omitida deste "post" a tala de alumínio, que é um importante componente do conjunto, mas que pode ser visto em imagens e referências em outros "posts".

Link para posts da Vela VK.
Vela VK aberta com os tubos de PVC no top e na esteira da testa. 

Vela VK - Detalhe do segmento de tubo de PVC 75 mm (mudarei para 100mm) de diâmetro em uma das extremidades da testa 

Vela VK - O tubo de PVC é anexado a testa apenas em um ponto, usando organizador de fios 
Vela VK - Detalhe do "shape" do "foil". No mastro, o formato  fica  mais definido

Vela VK - Vista do "foil" por outro ângulo

Vela VK - Vista da vela semelhante a como aplicada ao mastro

Vela VK - Pronta para armazenagem.

8 comentários:

  1. Oi Danilo, já pensou em deslocar o mastro mais para a proa, assim as forças ficavam mais equilibradas.
    Bons ventos sempre.

    ResponderExcluir
  2. Wa Mor,
    "as forças ficavam mais equilibradas". Acho que a preocupação principal num veleiro é o CE (Centro da Vela) fique na mesma direção do CLR (Centro de Resistência Lateral do Casco). Isto eu tenho conseguido, o que mantem um leme neutro. Qualquer pequeno desequilíbrio, ajustes no ângulo da bolina ou mudança de posição do velejador tem resolvido. A mudança do mastro mais para avante, no caso de caiaque, acho desaconselhável, pois por projeto o caiaque oceânico tende a afundar a proa nas ondas. Bons ventos!

    ResponderExcluir
  3. Complementando... se o mastro fosse mais avante, facilitaria as cambadas e não haveria necessidade de usar buja. No dia do 1º teste, eu consegui algumas cambadas excelentes sem estar com a buja. Agora, é velejar muito e conhecer as manhas da Vela VK Sem Costuras. bons ventos!

    ResponderExcluir
  4. Oi Danilo, legal a solução com os segmentos de tubos de PVC, evita o atrito direto da lona com o mastro, parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Oi Julio Enzo, O mastro é de 1.5 polegadas de diâmetro (38 mm), o tubo de PVC 75 mm. Vou passar a utilizar de 100 mm. A função dos tubos é ajudar no "shape" de asa assimétrica, aumentando a distância entre as lâminas do tecido e se apoiam no mastro pelo lado do barlavento. Eles ficam livres, tendo o mastro como eixo. Quanto ao atrito, nunca tive problemas de desgaste dos tecidos. Bons ventos!

    ResponderExcluir
  6. Pitacos e mais pitacos, vai ai uma dica de um inventor tmb. Siga o que ta fazendo e mantenha sua mente limpa assim as idéias fluem brother. Parabéns pela invenção! Tambem estou a construir uma asa , mas é rigida para meu trimaran 26ft, esta será pouco diferente da tua em formato, mas estrutura interna diferente em geral, tambem angulo de ataque maior passando do mastro uns 15cm. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alô Bruno! Quero conhecer o teu projeto! Ná página já existem evoluções na Vela VK! Por exemplo, estamos usando tubo PC 100 mm em segmentos de 10 cm, e próximos a usar tubos de 150 mmm. Bons ventos!

      Excluir
    2. Valeu Danilo, coloquei a opção seguir no meu blog da uma olhada lá. To seguindo o teu, muito bom o coneudo sobre vela. Bons ventos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...