Muito legal um grupo de portugueses pescando em caiaques. Caiaque a vela participando do encontro.
Mais detalhes em: Grupo Caiaqueiros RJ - Praia do Baleal ou Grupo Caiaqueiros RJ
O prazer de velejar em pequenos trimarãs!
danilo arroba acamp pt com pt br
(21) 97666-2937 Claro
(21) 3071-4886
skype: condts
https://www.facebook.com/groups/velapop/
www.facebook.com/danilo.veleirok
Conheça a Vela VK
Vela asa bilaminar flexível.
Não acredite em nada que ler
ou ver neste blog. Experimente!
quinta-feira, 16 de dezembro de 2010
terça-feira, 14 de dezembro de 2010
Design da Vela VK (2/3)
Continuando ...
Requisitos para a Nova Vela VK
1) Que seja confeccionada em casa;
2) Rizável;
3) Que seja um motor potente;
4) Que possa dispensar retranca.
Para as orientações técnicas seguimos as dicas da Polysail
A vela foi confeccionada pelo Bueno, meu irmão, com a minha ajuda. Utilizamos como tecido o Polietileno da Locomotiva (Lona Leve), que velerias brasileiras batizaram de Prolan e que no mercado dos EUA é conhecido como Polytarp.
O "shape" é formado por 2 partes, a 1ª parte (retângulo) é basicamente uma wingsail e a 2ª parte um triângulo bermudiano, que na intersecção das partes usa uma tala vertical, que fica oculta.
A vela é rizada ao enrolar no mastro, conseguindo-se assim a área que melhor adequar a força do vento e conforto para remar e pescar. A retranca é opcional, não estamos usando.
Estamos preparando também uma buja, que facilitará cambar com o Veleiro K e dará mais potência ainda ao conjunto.
Links
Apresentando a Nova Vela VK
Design da Vela VK (1/3)
Design da Vela VK (3/3)
Requisitos para a Nova Vela VK
1) Que seja confeccionada em casa;
2) Rizável;
3) Que seja um motor potente;
4) Que possa dispensar retranca.
Para as orientações técnicas seguimos as dicas da Polysail
A vela foi confeccionada pelo Bueno, meu irmão, com a minha ajuda. Utilizamos como tecido o Polietileno da Locomotiva (Lona Leve), que velerias brasileiras batizaram de Prolan e que no mercado dos EUA é conhecido como Polytarp.
O "shape" é formado por 2 partes, a 1ª parte (retângulo) é basicamente uma wingsail e a 2ª parte um triângulo bermudiano, que na intersecção das partes usa uma tala vertical, que fica oculta.
A vela é rizada ao enrolar no mastro, conseguindo-se assim a área que melhor adequar a força do vento e conforto para remar e pescar. A retranca é opcional, não estamos usando.
Estamos preparando também uma buja, que facilitará cambar com o Veleiro K e dará mais potência ainda ao conjunto.
Links
Apresentando a Nova Vela VK
Design da Vela VK (1/3)
Design da Vela VK (3/3)
sábado, 11 de dezembro de 2010
Design da Vela VK (1/3)
A nossa análise das opções do mercado:
1) Wingsail
Esta vela vem nos acompanhando há 3 anos. Permitiu que velejássemos com baixo custo e bons resultados, principalmente em ventos fortes de Araruama. Em ventos fracos e com mar picado, não é o motor ideal para um peso pesado. Tenho vários filmes velejando com a Wing no Youtube.
2) Balogh
O caiaque Triak versão 2010 surgiu com uma vela desenvolvida pela North Sail, que tem como características principais, 2 talas verticais e não utiliza retranca. É rizável enrolando no mastro, deixando-a com a área vélica desejável. O Triak, também tem no seu enxoval uma vela balão, que pretendemos no futuro experimentar. Uma combinação da Wing com a Triak são as principais características da nova Vela VK.
5) Tradicionais Messabout
Links
Apresentando a Nova Vela VK
Design da Vela VK (2/3)
Design da Vela VK (3/3)
1) Wingsail
Esta vela vem nos acompanhando há 3 anos. Permitiu que velejássemos com baixo custo e bons resultados, principalmente em ventos fortes de Araruama. Em ventos fracos e com mar picado, não é o motor ideal para um peso pesado. Tenho vários filmes velejando com a Wing no Youtube.
2) Balogh
Considero a Balogh como a melhor vela para caiaques. Mas, como é uma vela talada, é difícil de ser feita em casa e acredito que só profissionais conseguem resultados com qualidade. Possui pontos pré-definidos para rizos. O único defeito é o custo. Uma variedade enorme de vídeos no Youtube.
3) Hobie
O caiaque Adventure Island, da Hobie, o maior sucesso de mercado em caiaques a vela no mundo, utiliza uma vela criada pela North Sail (maior veleria do mundo). Tem como característica principal um top reto, com 2 talas inclinadas no sentido vertical. É rizável enrolando no mastro, deixando-a com a área vélica desejável.Tem opção de usar retranca, mas a maioria dos velejadores a utiliza com a prosposta inicial sem retranca. Uma variedade enorme de vídeos no Youtube.
4) Triak
5) Tradicionais Messabout
As variedades de velas clássicas, uma tradição revivida pelo movimento Messabout Boats , que tem como ponto de encontro o site DuckWorks Magazine tem sido uma fonte permanente de buscas de conhecimento sobre pequenas embarcações a vela.
Em próximo "post" descreveremos o projeto e a confecção da Nova Vela VK.
Apresentando a Nova Vela VK
Design da Vela VK (2/3)
Design da Vela VK (3/3)
sexta-feira, 3 de dezembro de 2010
Apresentando a Nova Vela VK
O Veleiro K, agora está com uma nova vela. Alguns seguidores tem perguntado: Porque trocar? Você gostava da Wingsail, a vela anterior!
Realmente eu ainda gosto da Wingsail e existem vários relatos sobre isto. A Wingsail é excelente para região de ventos fortes, ou para velejadores leves. Embora eu seja muito pesado, na Lagoa de Araruama, a Wigsail satisfazia, embora eu não tivesse outros companheiros de flotilha para comparar.
Em Niterói, que venta menos e no Encontro da Flotilha que realizamos na Ilha da Madeira, confirmamos que a vela não era um motor suficiente para propulsão do meu peso em ventos fracos e com mar ondulado.
Abaixo, vídeos dos testes que realizamos na Lagoa de Itaipu, com ventos muito fracos. Nos próximos posts comentarei sobre o projeto desta vela, suas características e inspirações.
Links
Design da Vela VK (1/3)
Design da Vela VK (2/3)
Design da Vela VK (3/3)
Realmente eu ainda gosto da Wingsail e existem vários relatos sobre isto. A Wingsail é excelente para região de ventos fortes, ou para velejadores leves. Embora eu seja muito pesado, na Lagoa de Araruama, a Wigsail satisfazia, embora eu não tivesse outros companheiros de flotilha para comparar.
Em Niterói, que venta menos e no Encontro da Flotilha que realizamos na Ilha da Madeira, confirmamos que a vela não era um motor suficiente para propulsão do meu peso em ventos fracos e com mar ondulado.
Abaixo, vídeos dos testes que realizamos na Lagoa de Itaipu, com ventos muito fracos. Nos próximos posts comentarei sobre o projeto desta vela, suas características e inspirações.
Links
Design da Vela VK (1/3)
Design da Vela VK (2/3)
Design da Vela VK (3/3)
quarta-feira, 1 de dezembro de 2010
Flotilha de Caiaques a Vela RJ em Itacuruçá
Convidados pelo Grupo Pescaiaqueiros RJ, a Flotilha de Caiaques a Vela RJ, participou do 7º Encontro dos Pescaiaqueiros em Itacuruçá, 27/11/2010.
Um local de beleza privilegiada. Eu não participei, devido a compromissos assumidos, mas, fiquei com água na boca, embora o vento não tenha comparecido, o contato com aquela natureza, em si, já é uma benção.
As imagens abaixo foram produzidas pela Karla, esposa do velejador Marcelo Maia e gentilmente cedidas para publicação. As imagens completas do Evento estão publicadas no fórum dos Pescaiaqueiros RJ, link acima.
Um dos destaques do evento foi o trimarã do Genilson Hidroglass, que ainda aguarda o vento comparecer para mostrar sua performance.
Clique na imagem para ampliar.
Um local de beleza privilegiada. Eu não participei, devido a compromissos assumidos, mas, fiquei com água na boca, embora o vento não tenha comparecido, o contato com aquela natureza, em si, já é uma benção.
As imagens abaixo foram produzidas pela Karla, esposa do velejador Marcelo Maia e gentilmente cedidas para publicação. As imagens completas do Evento estão publicadas no fórum dos Pescaiaqueiros RJ, link acima.
Um dos destaques do evento foi o trimarã do Genilson Hidroglass, que ainda aguarda o vento comparecer para mostrar sua performance.
Clique na imagem para ampliar.
Assinar:
Postagens (Atom)